Após ameaças, escola de São Leopoldo retomará aulas nesta quarta-feira

Seduc afirma que houve redução em 35,9% da violência escolar no Estado em 2018, em comparação com o ano anterior

Imagem: Divulgação

A Secretaria Estadual da Educação prevê retomar nesta quarta-feira as aulas na Escola Cristo Rei, em São Leopoldo. A instituição suspendeu as aulas nos três turnos, na última segunda-feira, em decorrência de ameaça que circulou em grupos de WhatsApp. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Inicialmente, a Coordenadoria de Educação previa a retomada das aulas nesta terça-feira, mas a comunidade escolar optou por manter o estabelecimento fechado.

Conforme o delegado Joel Oliveira, um homem vinha ameaçando entrar na instituição de ensino e atirar contra alunos e professores. Ele contatou, primeiro, uma estudante que recebeu áudios e fotos, além de mensagens de texto, detalhando informações pessoais sobre ela. Ainda segundo o investigador, já há um suspeito. Alunos e professores foram ouvidos pela polícia nessa segunda-feira.

Em nota, a Secretaria de Educação disse que, desde 2015, todas as escolas públicas da rede estadual contam com o Programa Cipave (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar), em conjunto com as demais secretarias de governo. Essa iniciativa busca dar apoio às escolas e orientar a comunidade escolar sobre as mais diversas situações, desde o uso de drogas, comunidades violentas onde estão inseridas, bullying, racismo, suicídio, entre outros. A ação também avalia a frequência e a gravidade com que ocorrem essas situações, planeja e recomenda formas de prevenção, entre outras medidas.

Ainda segundo a Seduc, houve redução em 35,9% da violência escolar no Estado em 2018, em comparação com o ano anterior. A pasta garantiu ainda que está atenta às situações envolvendo ameaças às escolas e segue comprometida em promover um ambiente de paz e diálogo nas instituições.