Aeroporto de Porto Alegre adverte passageiros, a partir desta quarta, sobre mala fora dos padrões

Fiscalização efetiva, no terminal gaúcho, vai começar em 13 de maio

A partir de 13 de maio, as companhias aéreas vão barrar, também no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, malas de mão, em voos domésticos, que não respeitarem os padrões. A fase de conscientização dos passageiros deve se iniciar nesta quarta-feira, 24 de abril.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) contratou uma empresa terceirizada para o serviço de inspeção, que ocorre antes da chegada do passageiro à área restrita, de raio-x.

A partir de amanhã, o alerta deve ser visual, a título de conscientização. Do dia 13 em diante, os funcionários da empresa vão analisar os volumes usando um “gabarito”, espécie de caixa com as medidas exatas da bagagem que pode ser levada dentro da aeronave.

Em alguns aeroportos do País, malas, bolsas e mochilas fora dos padrões devem começar a ser barradas já a partir de quinta-feira, dia 25. Nesse caso, o passageiro precisa despachar os volumes, o que deve acarretar em cobrança extra. Além disso, pode perder a viagem caso o alerta ocorra em cima da hora do voo, sem tempo hábil para o despacho e o retorno.

De acordo com a Abear, o objetivo da ação é “agilizar o fluxo dos clientes nas áreas de embarque”. De início, 15 aeroportos brasileiros fazem parte da iniciativa.

A bagagem de mão, com até 10kg, pode ter até 55 centímetros de altura, 35 de largura e 25 de profundidade, segundo as determinações da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo). Se maiores que isso, elas terão de ser despachadas, entrando na quota sujeita a tarifa. No dia da viagem, a quantia cobrada pelas empresas é ainda maior (consulte o site de cada empresa para informações).

Veja a data de início da triagem em cada aeroporto:

25 de abril: Aeroporto Juscelino Kubitschek (Brasília/DF); Aeroporto Afonso Pena (Curitiba/PR), Aeroporto Viracopos (Campinas/SP), Aeroporto Aluízio Alves (Natal/RN)

Período de orientação ao passageiro: de 10 a 24 de abril

2 de maio: Aeroporto de Confins (Belo Horizonte/MG), Aeroporto Pinto Martins (Fortaleza/CE), Aeroporto Guararapes – Gilberto Freyre (Recife/PE), Aeroporto Luís Eduardo Magalhães (Salvador/BA), Aeroporto Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (Belém/PA)

Período de orientação ao passageiro: de 17 de abril a 1 de maio

13 de maio: Aeroporto Santa Genoveva (Goiânia/GO), Aeroporto Salgado Filho (Porto Alegre/RS), Aeroporto de Congonhas (São Paulo/SP), Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos/SP); Aeroporto RIOGaleão – Tom Jobim (Rio de Janeiro/RJ), Aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro/RJ)

Período de orientação ao passageiro: de 24 de abril a 12 de maio