Gripe: inclusão de policiais eleva meta da campanha em 61 mil pessoas no RS

Desde 10 de maio, 139 mil crianças e gestantes se vacinaram

O Ministério da Saúde anunciou hoje que profissionais das forças de segurança e salvamento passaram a fazer parte do público prioritário da campanha de combate à gripe. No Rio Grande do Sul, a medida eleva a meta de vacinação em cerca de 61,2 mil pessoas. Esses profissionais, assim como os já contemplados pela campanha, se expõem a atividades de risco em locais de aglomerações, um dos principais fatores de propagação do vírus da influenza.

A orientação do Ministério é que a vacinação para policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) seja realizada nas unidades básicas de saúde. Basta apresentar documento comprobatório do vínculo com alguma das atividades no momento da vacina. As doses adicionais para atender as esses grupos devem ser recebidas ao longo da campanha.

Na manhã de hoje, a campanha nacional abriu para todos os grupos considerados de risco. Desde o dia 10 de abril, a estratégia era vacinar apenas crianças (maiores de seis meses e menores de seis anos) e gestantes. Agora, também podem procurar os postos de saúde, além dos policiais e militares, pessoas com 60 anos ou mais, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), professores, trabalhadores da saúde e portadores de doença crônica.

No total, 3,8 milhões de gaúchos devem se imunizar. A meta é alcançar, ao menos, 90% deles. Em 4 de maio, ocorre o Dia D da campanha, com a abertura extraordinária dos postos para a imunização.

Quantas pessoas, no RS, devem se vacinar:

Crianças (maiores de 6 meses e menores de 6 anos): 735 mil
Gestantes: 106 mil
Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto): 17 mil
Trabalhadores da área da saúde: 316 mil
Povos indígenas: 25 mil
Pessoas acima dos 60 anos: 1 milhão e 470 mil
Professores: 110 mil
Sistema prisional (funcionários e apenados): 42 mil
Forças de segurança e salvamento: 61,2 mil
Pessoas com comorbidades*: 970 mil
* Doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas ou hepática; diabetes; imunossupressão; obesidade; transplantados ou pessoas com trissomias
Total: 3.850.107

139 mil crianças e gestantes já se vacinaram  
A campanha de vacinação de 2019 se iniciou com crianças e gestantes, grupos que registraram baixa procura em 2018 – 67% das crianças e 72% das gestantes fizeram a vacina.

Até agora, cerca de 108 mil crianças foram vacinadas contra a gripe (ou 15% da faixa etária preconizada), enquanto nas gestantes a cobertura registrada até o momento é de 20,5%, considerando as mais de 21,6 mil mulheres que já receberam a dose.