Cinco cães foram mortos a pauladas, nesse fim de semana, no abrigo Rodolfo Albino Klafke Neto, em Encruzilhada do Sul, na região Central. Conforme as informações da Prefeitura, que administra o local, bandidos invadiram o prédio, mataram os animais e ainda roubaram 10 sacos de ração, medicamentos veterinários, produtos de limpeza e um carrinho de mão.
A ação só foi percebida na manhã de domingo. O servidor responsável pela manutenção do espaço, ao entrar no prédio, se deparou com a cena e acionou as autoridades. Aos finais de semana, o local recebe duas visitas diárias, e a Prefeitura suspeita que o crime tenha sido praticado entre o começo da noite de sábado e o fim da madrugada de domingo, no período entre uma vistoria e outra.
Após terem sido resgatados por maus tratos, os animais haviam sido postos em fase de triagem. Os administradores também presumem que eles tenham avançado nos assaltantes. Um boletim de ocorrência foi registrado e a Polícia Civil vai investigar o caso.
O abrigo trabalha atendendo a 30 cães, a capacidade máxima. Os outros 25, em outra ala, não ficaram feridos durante a ação. No abrigo, os animais são resgatados, castrados, vacinados e, após quarentena, encaminhados para adoção. Cerca de R$ 7 mil são investidos por mês para manter o espaço funcionando. A prefeitura deve repor os materiais levados e reparar os danos causados na estrutura do prédio durante a invasão.