Agrotóxicos na água: Dmae garante potabilidade dos reservatórios em Porto Alegre

Nota sustenta que a qualidade atende ao "padrão brasileiro de controle de qualidade”

bairros sem água
Foto: Arquivo/CP

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) emitiu nota, nessa manhã, garantindo a potabilidade da água de Porto Alegre. A necessidade da afirmativa surgiu após uma reportagem da revista Época denunciar que uma em cada quatro cidades brasileiras está com os reservatórios contaminados – incluindo a Capital.

De acordo com o Departamento, “em Porto Alegre, a água tratada é segura para consumo humano.” A nota sustenta ainda que a qualidade atende ao “padrão brasileiro de controle de qualidade”, e que a própria reportagem garantiu que os níveis de agrotóxicos nas águas da Capital estão dentro dos padrões, já que não foi detectada a presença de nenhuma substância acima dos níveis do Brasil e da Europa.

Além disso, o Dmae reforça que é necessária a avaliação dos limites de detecção e de quantificação para uma resposta precisa. No caso em questão, apenas um dos itens – o de detecção – foi levado em conta, sendo que é o de quantificação é o que permite maior precisão de análise.

O Dmae garante que todos os limites de quantificação são mais baixos do que os valores permitidos, o que, na prática, atesta a potabilidade.