A falta de manutenção na Estação São Luís da Trensurb, em Canoas, tem sido alvo de reclamações de universitários e trabalhadores que embarcam e desembarcam diariamente no local. Entre as principais críticas dos usuários estão a deterioração das estruturas compartilhadas, para trem e ônibus, e os problemas na iluminação.
Moradora de Canoas, Jeni da Silva Baptista, de 42 anos, que todos os dias pega o trem para ir a Porto Alegre, conta que já fez solicitações à empresa para que dê atenção especialmente aos pontos de ônibus, onde há maior concentração de pessoas. “A impressão que dá é que os pilares podem cair a qualquer momento. É inadmissível manter uma estrutura deste jeito, colocando em risco a segurança das pessoas.”
A Trensurb informa que a execução dos serviços corretivos referentes à iluminação da passarela da São Luís iniciou-se na última quinta-feira e que existe um contrato de manutenção predial vigente. Entre os trabalhos regulares nas estações, há serviços preventivos de limpeza de calhas, fossas, reservatórios e telhados, além de revisões elétricas e hidráulicas.
Ainda conforme a empresa, os demais serviços, incluindo consertos na iluminação, são executados conforme a necessidade. O contrato, no entanto, não contempla paradas de ônibus nas estações.
A empresa diz que estuda a execução de um projeto de recuperação das paradas e terminais de integração onde há maior movimento ou maior necessidade de intervenção. O projeto depende de liberação de verba federal.