Trio é considerado foragido da Justiça após desabamento com 20 mortes no Rio

Testemunhas reconheceram construtor e dois vendedores de imóveis que vieram abaixo

Foto: Centro de operação da Prefeitura do Rio de Janeiro / Divulgação / CP

A Justiça do Rio de Janeiro considera foragidos os três homens que tiveram prisão preventiva decretada, mais cedo, a pedido da delegada Adriana Belém, da 16ª Delegacia de Polícia (Barra). O trio é investigado como responsável pelo desabamento dos dois edifícios na comunidade da Muzema. A tragédia já matou 20 pessoas e três moradores seguem desaparecidos, conforme as equipes de busca.

A delegada explicou que o pedido à Justiça ocorreu após os depoimentos de testemunhas, ocorridos ontem, que reconheceram os três: o construtor José Bezerra Lira, o Zé do Rolo, e os vendedores Rafael Costa e Renato Ribeiro. Todos foram indiciados por homicídio com dolo eventual, por 20 vezes (número de mortos até o momento).

“Ontem foi o nosso primeiro contato com as vítimas, que em princípio resistiam, por motivos óbvios, mas confiaram no nosso apelo, foram lá e reconheceram. Nós pedimos a prisão desses três, que foram efetivamente reconhecidos, como o construtor e dois vendedores”, explicou a delegada.

A Muzema é uma área na zona oeste, em Jacarepaguá, controlada por milícias, que promovem a construção irregular e ilegal de imóveis, em áreas ambientais, sem nenhuma autorização da prefeitura nem engenheiro responsável. O solo na região é arenoso e os dois prédios desabaram no início da manhã do dia 12, poucos dias depois que uma chuva sem precedentes, nos últimos anos, atingiu a cidade.

De acordo com a Polícia Civil, o envolvimento dos acusados com a milícia ainda está sendo sendo investigado.