São Leopoldo registra mais um caso de suspeita de meningite

Bebê, de 11 meses, deu entrada em unidade de saúde da cidade e foi transferido para Novo Hamburgo

Mais um caso de suspeita de meningite está sendo acompanhando pela Secretaria de Saúde de São Leopoldo (Semsad) e Vigilância Epidemiológica do município. O bebê, de 11 meses, deu entrada no Pronto Atendimento da Unimed de São Leopoldo na tarde dessa quarta-feira e foi transferido para Novo Hamburgo, após a coleta liquor da criança, o exame de punção lombar, para detectar a doença. O material foi enviado para análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen), ainda na tarde de quarta.

A cidade de São Leopoldo já teve dois casos de meningite confirmados, dos tipos B e C, e ambas as pacientes, uma criança de dois anos, e uma jovem de 14, respectivamente, acabaram falecendo.

No primeiro caso, a direção da Fundação Hospital Centenário acabou instaurando uma sindicância e afastando temporariamente três profissionais que estavam de plantão atendendo a criança. Mesmo com casos confirmados e suspeitos, não há surto de meningite em São Leopoldo já que as ocorrências são de grupos distintos de pessoas, e de tipos diferentes da doença.