Associação Brasileira de Sommeliers lança curso Master em Porto Alegre

Sempre em busca de novidades para os amantes do mundo do vinho, a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) do Rio Grande do Sul lança o Curso de Sommelier Master. Com o propósito de atender profissionais da gastronomia e enófilos que buscam se aprofundar no conhecimento da bebida de Baco, o curso acontecerá no novo centro de inovação da Capital Gaúcha, o 4º Distrito, sempre às segundas-feiras à noite. “Este é o mais profundo e completo curso de formação de sommeliers do Rio Grande do Sul. São dois anos de aulas e carga horária de 320h, período comparado a uma pós-graduação”, define o presidente da ABS-RS, Orestes de Andrade Jr.

A programação está dividida em três níveis. No primeiro, o foco é compreender a história do vinho, os principais métodos de elaboração e a sua relação com a gastronomia. No segundo nível, o estudo será voltado para a enogeografia, ou seja, o estudo dos vinhos de acordo com a sua origem. Já no terceiro e último nível, são aprofundadas questões sobre serviço, outras bebidas e mercado. A cada nível, o aluno receberá um certificado e um pin – bronze (nível 1), prata (nível 2) e ouro (nível 3).

As aulas do primeiro nível têm início no dia 20 de maio e seguem até 16 de dezembro. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas. “Esse curso foi elaborado a partir da demanda do próprio mercado. Foi um pedido de restaurantes e importadoras, tanto que as aulas acontecem nas segundas, período de menor movimento dos restaurantes, por exemplo”, esclarece o presidente.

Diferentemente do Curso de Sommelier Profissional ministrado na Serra, que possui menor carga horária (112 horas), o Sommelier Master também permite um maior aprofundamento nos temas da sommelerie. São quatro encontros para tratar de “vinhos espumantes”, por exemplo; e outros cinco para abordar enogastronomia.

Além disso, são apresentados novos conteúdos, como a química do vinho e as relações da bebida com a saúde. “O Curso de Sommelier Profissional já está consolidado. Hoje temos três turmas ao longo do ano. A turma que começa em abril lotou dois meses antes do início do curso e temos uma lista de espera para lotar outra turma. Queremos repetir esse sucesso com o Curso Sommelier Master”, destaca Orestes Jr.

*Serviço:
Curso Sommelier Master
Inscrições Abertas Nível 1*

Duração: 20 de maio a 16 de dezembro
Quando: segundas-feiras, das 19h às 22h
Onde: Avenida Berlim, 628 – bairro São Geraldo, 4º Distrito de Porto Alegre

Investimento:
· Associados ABS-RS
R$ 3.990,00 (parcelado em 10x no cartão de crédito)

· Não associados ABS-RS
R$ 4.230,00 (parcelado em 10x no cartão de crédito)