Quase 90 mil se vacinaram contra a gripe no Rio Grande do Sul

Isso representa 10% e 15% de cobertura desses grupos, respectivamente

Campanha de vacinação ocorre em meio a dois surtos de sarampo | Foto: Guilherme Testa/CP

Quase 75 mil crianças e 15 mil gestantes se vacinaram contra a gripe, até esta terça-feira, no Rio Grande do Sul. Isso representa 10% e 15% de cobertura desses grupos, respectivamente. A campanha começou no 10 e a meta é chegar a 90%, até 31 de maio.

Entre as crianças com idades entre 6 meses e 2 anos de idade, já foram aplicadas 26 mil doses. Também se imunizaram mais 41 mil, com idades entre 2 e 5 anos, e na faixa etária incluída pela primeira vez, de crianças menores de 6 anos, outras 8 mil.

Os dados aparecem no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. Crianças e gestantes foram priorizadas porque foram as que menos se vacinaram em 2018. Os dois grupos impactaram negativamente a cobertura no Rio Grande do Sul, que fechou em 85% do total da meta – foram vacinadas 67% das crianças e 72% das gestantes.

A partir de segunda-feira que vem, a campanha se estende a outros públicos, como pessoas acima dos 60 anos, trabalhadores da saúde, puérperas, doentes crônicos e professores.

Durante a campanha, gestantes e crianças podem, também, atualizar as demais vacinas previstas no calendário básico. Por isso, é importante levar a caderneta de vacinação aos postos para que um profissional da unidade de saúde avalie a situação.

Não há contraindicação em se fazer mais de uma vacina, juntamente, com a da gripe, tanto crianças como em gestantes.