Marchezan e Eduardo Leite discutem impasse sobre início das obras do Cais Mauá

Na semana que vem, governador se reúne com representantes do governo federal

Governador disse que tem total interesse em fazer acontecer o projeto de revitalização | Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini / Divulgação / CP

O governador Eduardo Leite recebeu, hoje, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., a fim de discutir alternativas para o impasse em torno da revitalização do Cais Mauá. A decisão sobre o rumo da concessão cabe ao governador e o prefeito é responsável pelo licenciamento da obra, a cargo de um consórcio privado. Foram levantadas todas as possibilidades, mas Leite ainda não bateu o martelo. Na semana passada, um grupo de trabalho entregou a ele um estudo que sugere o rompimento do contrato, em função da demora no início das intervenções. Os desdobramentos jurídicos de uma decisão do tipo seguem em análise.

Em 24 de abril, o governador recebe, em Porto Alegre, representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Secretaria Nacional de Portos, a fim de também colher opiniões.

O Consórcio Cais Mauá do Brasil S.A. assinou, ainda em 2010, a concessão da área, pelo período de 25 anos, mas até hoje as obras não tiveram início por problemas enfrentados pela concessionária. As empresas sugerem a repactuação do contrato, por meio de um grupo de trabalho, e querem aval para dar andamento, em paralelo, às obras do chamado Marco Zero, entre o armazém A7 e a Usina do Gasômetro. O projeto prevê restaurantes, área de lazer e estacionamento, entre outros espaços de uso público.

“A nossa intenção vai ao encontro do que pensa o governador. A melhor possibilidade possível e de forma rápida”, observou Marchezan. “Precisamos que a Antaq se posicione sobre o tema e que as alternativas sejam estudadas juridicamente pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE)”, completou o prefeito.

Entenda as responsabilidades

Dono da área do Cais Mauá, o governo estadual é responsável pela licitação do projeto e pela fiscalização do empreendimento. Cabe à Prefeitura de Porto Alegre conceder as licenças para as obras de revitalização. Como o empreendimento se localiza em área portuária, o governo federal, por meio da Antaq e da Secretaria Nacional de Portos, também regula as possíveis utilizações do espaço.