Gentil estima perda de R$ 3 milhões com temporal e pode decretar emergência

Cidade, com 1,6 mil habitantes, fica no Norte gaúcho

Foto: Cassiano Alessi / Prefeitura de Gentil

Um levantamento que deve ser concluído nesta quarta-feira deve apontar os prejuízos causados pelo temporal registrado no fim da noite de segunda-feira e início da madrugada desta terça em Gentil, cidade de 1,6 mil habitantes, no Norte gaúcho. Cálculos iniciais indicaram prejuízo de cerca de R$ 3 milhões.

De acordo com a Administração Municipal, na zona rural quatro galpões agrícolas vieram abaixo. Outros três tiveram perda parcial. O temporal ainda atingiu dois aviários e 30 postes da rede de energia elétrica.

A comunidade de São Caetano, interior do município, é a mais atingida. Além de danos nas estruturas de silos e galpões, a igreja e o salão da comunidade foram parcialmente destelhados, assim como 10 propriedades.

Uma equipe da Defesa Civil Estadual deve visitar o município, nesta quarta-feira, para verificar os danos e a possibilidade de encaminhar um decreto de Situação de Emergência.

Um relatório atualizado pelo governo gaúcho no fim da tarde apontou, até o momento, que cerca de 2,1 mil pessoas relataram danos com granizo e vendaval, desde o sábado passado. O levantamento cita sete cidades: Caxias do Sul, Gentil, Lagoa dos Três Cantos, Pinhal Grande, São Sepé, Tupanciretã e Alegrete.