Torre da catedral de Notre Dame desmorona em meio a incêndio em Paris

Chamas se projetaram, para além dos dois sinos torres, e destruíram também o pináculo do local

Foto: Twitter/Reprodução

A torre da catedral de Notre Dame desmoronou em meio a um incêndio de grandes proporções, registrado no fim da tarde (horário local) em Paris, nesta segunda-feira.

“A partir de agora, uma missão especial foi iniciada para tentar salvar todas as obras de arte que for possível. A prioridade foi dada para garantir a área ao redor para proteger os turistas locais do risco de colapso”, acrescentou o vice-prefeito da capital francesa, Emmanuel Grégoire, em entrevista ao canal de notícias BFMTV.

Conforme os bombeiros, o fogo começou na parte superior da catedral. As chamas se projetaram, para além dos dois sinos torres, e destruíram também o pináculo do local.

O presidente Emmanuel Macron, que cancelou um discurso marcado para a noite desta segunda-feira em resposta aos “coletes amarelos”, vai visitar o local, assim como o primeiro-ministro Edouard Philippe.

“Como todos os nossos compatriotas, estou triste esta noite por ver esta parte de nós se queimar”, afirmou o presidente, no Twitter. Macron lembrou que o templo é um símbolo da nação e do mundo católico.

Com cerca de 13 milhões de visitantes ao ano, a catedral de Notre Dame é o monumento histórico mais frequentado da Europa, e data de 1163.

Repórteres do jornal francês Le Parisien relataram que vários andaimes que circundaram a construção começaram a desabar por volta das 19h no horário local (14h no horário de Brasília).

No Twitter, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, pediu que a população respeite o perímetro de segurança.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, twittou que o incêndio em Paris é “horrível”. “É tão horrível ver o enorme incêndio na catedral de Notre-Dame em Paris. Talvez possam usar aviões-tanque para apagá-lo. É preciso agir rapidamente!”, escreveu.