RS terá sol entre nuvens na segunda-feira, com chance esporádica de chuva

Temperaturas serão mais amenas, mas máximas se aproximam dos 30°C

Dia começa ensolarado em diversos pontos | Foto: Luciano Lanes / PMPA / Divulgação CP

O sol aparece com nuvens em grande parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas no decorrer do dia a cobertura de nebulosidade aumenta no Estado. Já de manhã, áreas de instabilidade se formam em poucos pontos, mas da tarde para a noite haverá chuva localizada e irregular em várias partes.

Os modelos numéricos usados na previsão divergiam muito sobre quais áreas têm maior chance, mas locais isolados podem ter chuva forte e temporais. Em algumas áreas, a chuva deve chegar só no fim do dia ou no começo da terça. A temperatura se eleva menos.

As mínimas rondam os 13°C em São José dos Ausentes e os 16°C em Bagé. As máximas, por sua vez, podem chegar a 28°C em Uruguaiana, 29°C em Santa Cruz do Sul e 32°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 19°C e 28°C.

Chegamos à metade de abril e o ritmo atmosférico no RS ainda é o do verão. É o que explica tanto o sábado como o domingo terem tido pancadas localizadas de chuva em diversas regiões, efeito da combinação de calor com umidade que forma nuvens carregadas durante a tarde (convecção). O destaque principal fica para as ocorrências da tarde de sábado, quando se registrou intensa queda de granizo em alguns municípios.