Prefeitura lança, nesta terça, edital para obras do trecho III da Orla do Guaíba

Recorte engloba revitalização da área entre a foz do Arroio Dilúvio, na avenida Ipiranga, e o início do Parque Gigante

O prefeito Nelson Marchezan Júnior e o vice-prefeito Gustavo Paim vão lançar, nesta terça-feira, às 9h, em um evento no Paço Municipal, o edital de licitação para definir a empresa responsável pelas obras de revitalização do Trecho III da Orla do Guaíba. A área a ser contemplada fica entre a foz do Arroio Dilúvio, na avenida Ipiranga, até o início do Parque Gigante, do Inter.

O projeto, desenvolvido pelo arquiteto Jaime Lerner, é voltado à potencialização da prática do esporte e vai contar com ciclovias, áreas de convivência e para contemplação do pôr-do-sol. O projeto ainda prevê quadras esportivas e a maior pista de skate da América Latina.

Em dezembro de 2016, a Prefeitura entregou a primeira obra de revitalização da Orla do Guaiba. A Praça Julio Mesquita, localizada em frente à Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, recebeu R$ 1,8 milhão de investimento e compõe o trecho 1 do projeto.

Em junho do ano passado, o público teve acesso ao parque urbano da orla, de 1,3 quilômetro, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias. Com um mobiliário voltado para as águas e cinco estabelecimentos de alimentação.

Já o trecho 2 fica entre a Rótula das Cuias e o Anfiteatro Pôr-do-Sol. Para esse ponto, ainda sem edital previsto, a Prefeitura projeta um espaço de lazer, com atividades náuticas e, possivelmente, uma roda gigante.

É previsto também um quarto trecho, que vai até o Arroio Cavalhada.