Marchezan vai ao Rio de Janeiro apresentar projeto de PPP de iluminação pública

Edital prevê a concessão dos serviços por um prazo de 20 anos com investimentos de 20 meses para modernizar 100% da rede com lâmpadas LED

Foto: Cesar Lopes / PMPA / Divulgação

O prefeito Nelson Marchezan Júnior está no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, para apresentar o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública de Porto Alegre em roadshow ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A proposta do Executivo é dialogar com as lideranças empresariais, fornecedores, operadores e associações representativas de classe interessados na concessão.

Marchezan fará a exposição em conjunto com a diretora de PPP’s e Concessões da Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas, Denise Castro. Já o BNDES, responsável por estruturar os projetos de PPPs em todo país, fará a exposição do Programa de Iluminação Pública do banco a potenciais investidores.

O roadshow integra a terceira etapa da licitação. O edital prevê a concessão administrativa dos serviços por um prazo de 20 anos, com um cronograma de investimentos de 20 meses para modernizar 100% da rede com lâmpadas LED. A licitação deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2019.

O processo inclui o desenvolvimento, modernização tecnológica, ampliação, operação e manutenção da rede. De acordo com o prefeito, um dos diferenciais do projeto é a transparência e segurança jurídica ao se falar em mudança e inovação. “O apoio do BNDES, juntamente com empresas de consultoria e consórcios reconhecidos internacionalmente, nos dá a certeza de que estamos trilhando o caminho certo”, avaliou Marchezan.