Frente Parlamentar defende usina para gerar energia a partir do lixo em Torres

Iniciativa leva em conta experiência implementada em Boa Esperança, Minas Gerais

Prefeito de Boa Esperança Hideraldo Henrique Alves (E), com o deputado Vilmar Lourenço (D). Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa lança, na próxima segunda-feira, a Frente Parlamentar em Defesa da construção de uma Usina Termoquímica no Rio Grande do Sul. A tecnologia gera energia elétrica a partir do gás oriundo da transformação do lixo. A iniciativa é encabeçada pelo deputado estadual Vilmar Lourenço (PSL).

O surgimento da Frente leva em conta a experiência da Usina Termoquímica de Boa Esperança, em Minas Gerais, a primeira do país nesse segmento. Com investimento de R$ 32 milhões, a planta ocupa uma área de quase 8 mil metros quadrados e pode gerar 1MW, o que corresponde a 25% de toda energia utilizada no município mineiro, desde o início do ano.

No Rio Grande do Sul, Lourenço revela que um grupo de empresários já mostrou interesse em construir uma unidade nos mesmos moldes, em Torres. Com investimento de R$ 77 milhões, o empreendimento pode atender, inicialmente, 23 municípios da Associação dos Municípios do Litoral Norte e cidades de Santa Catarina, distantes até 100 km de Torres.

De acordo com Mauro Varallo, um dos empresários interessados no projeto, estima-se que Usina tenha capacidade inicial de 300 toneladas por dia, com a geração de 6,6 MWh/h de energia elétrica. Estima-se que 95% do lixo possa ser transformado em energia. “Com a produção de 1kg de resíduos domiciliares/dia, per capita, teríamos uma média diária de 456 toneladas”, calcula.

De acordo com dados levantados pela Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre) até 80% dos municípios brasileiros não possuem condições de tratar resíduos sólidos urbanos de maneira correta e individual.