Chuva com granizo durante o fim de semana causou danos em 356 casas em Caxias do Sul

Nesta segunda-feira, famílias atingidas já cadastradas começam a receber telhas da Secretaria da Habitação

Foto: Leandro Pavan / Prefeitura de Caxias do Sul / Divulgação / CP

A forte chuva com granizo que atingiu cidades da metade Norte do Rio Grande do Sul no fim da tarde de sábado causou danos em 356 casas em Caxias do Sul, de acordo com a Defesa Civil. Lá, o bairro mais atingido foi o Reolon, onde cerca de 60 residências sofreram avarias. O acúmulo de pedras de granizo também chegou a afetar o trânsito na ERS 122 e na RSC 453 – ambas na Serra. Não há registro de feridos, óbitos, desabrigados e desalojados, mas, nesta segunda-feira, as famílias atingidas já cadastradas começam a receber telhas da Secretaria da Habitação.

O temporal ocorreu por volta das 17h30min, e pedras de gelo caíram por aproximadamente 10 minutos. O granizo picotou as folhas e galhos de árvores que se misturaram com as pedras de gelo e com água em grande volume, causando a obstrução de centenas de bocas de lobo .Segundo a Prefeitura de Caxias, houve alagamentos e desligou semáforos, em razão da queda de energia elétrica.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp) mobilizou três equipes completas (cerca de 20 servidores) para trabalhar no socorro às residências. O Corpo de Bombeiros local e a Defesa Civil municipal e regional distribuíram lonas durante toda a noite, madrugada e manhã de domingo.