O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apresentou hoje, no Rio de Janeiro, em conjunto com a prefeitura de Porto Alegre, o projeto de parceria público-privada (PPP) da rede de iluminação pública da capital gaúcha.
O contrato de concessão vai ter 20 anos de duração, com valor total estimado de R$ 738 milhões, informou o BNDES, por meio da assessoria de imprensa. A licitação deve ocorrer ainda no primeiro semestre do ano.
Os investimentos com a implantação de sistema de telegestão, que permite o acionamento programado e a identificação de problemas em tempo real, de modo a estabelecer base para uma cidade inteligente, atingem R$ 260 milhões. Toda a rede de iluminação do município também vai ser modernizada, com lâmpadas de LED.
Porto Alegre soma 101 mil pontos de iluminação pública e déficit de três mil pontos, de acordo com o BNDES. Segundo o banco, 87% das vias de veículos e 95% das calçadas da capital gaúcha não atendem às normas nacionais para iluminação pública.
Na avaliação do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, o projeto ganha destaque pela transparência e a segurança jurídica.
O encontro realizado hoje no Rio encerrou o roadshow (evento que se desloca por várias cidades) do processo de licitação, iniciado em fevereiro, com o lançamento do edital de consulta pública, encerrada no último dia 2. A audiência pública sobre o tema ocorreu em 27 de março.