A 15 dias do fim do prazo, mais da metade dos contribuintes gaúchos não declararam Imposto de Renda

Prazo para envio da declaração termina no próximo dia 30 de abril

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Faltando 15 dias para o fim do prazo, mais da metade dos contribuintes gaúchos ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda à Receita Federal. Até a manhã desta segunda-feira, somente 958.201 das 2,1 milhões declarações previstas no Rio Grande do Sul haviam sido recebidas. Isso representa que apenas 45% dos contribuintes já acertaram as contas com o Fisco.

No país, a expectativa é que 30,5 milhões de declarações sejam realizadas até o fim do mês. De acordo com a última atualização, 13.349.542 documentos haviam sido remetidos à Receita.

O prazo para entregar a declaração termina no próximo dia 30 de abril. Quem não entregar a declaração está sujeito à multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o total do imposto devido nela apurado, ainda que integralmente pago. A multa terá valor mínimo de R$ 165,74 e valor máximo correspondente a 20% do Imposto sobre a Renda devido.

Como declarar

A declaração pode ser feita de três formas: pelo computador, por celular ou tablet ou por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Pelo computador, deve ser usado o Programa Gerador da Declaração – PGD IRPF2019, disponível no site da Receita Federal.

Também é possível fazer a declaração com o uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda. O serviço também está disponível no e-CAC no site da Receita, com o uso de certificado digital, e pode ser feito pelo contribuinte ou um representante com procuração.