Projeto obriga bares e restaurantes a servir água potável gratuitamente aos clientes em Porto Alegre

Objetivo é incentivar consumo da água em recipientes reutilizáveis, diminuindo, assim, os impactos gerados pelo descarte das embalagens plásticas

Foto: Giulia Secco/CMPA)

O vereador Marcelo Sgarbossa (PT) protocolou projeto de lei que obriga os bares, restaurantes e estabelecimentos similares de Porto Alegre a servirem água potável para consumo gratuito para clientes como opção preferencial de consumo. De acordo com Sgarbossa, a ideia é incentivar o consumo da água em recipientes reutilizáveis, diminuindo, assim, os impactos gerados pelo descarte das embalagens plásticas usadas no consumo de água engarrafada. A proposta já tramita na Câmara Municipal.

Conforme o projeto, o cliente poderá optar pela compra de uma água mineral, com gás ou sem, ou solicitar de forma gratuita água potável no estabelecimento comercial. Em países da Europa e Estados Unidos já é praxe os restaurantes servirem uma jarra de água como cortesia aos clientes, reforça Marcelo Sgarbossa.

“Agora, esse hábito está começando a se disseminar por alguns restaurantes e bares no Brasil. Exemplo disso é a organização não governamental Igtiba, que promove o Projeto Água na Jarra para propor a valorização da água tratada e o incentivo ao consumo da água filtrada em substituição ao consumo da água em garrafa”, explica o vereador, informando que atualmente fazem parte do projeto hotéis e restaurantes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

No estado do Rio de Janeiro, bares, restaurantes e estabelecimentos similares já são obrigados a servir, de forma gratuita, água filtrada aos seus clientes.