Lixo se acumula em bairros de Alvorada

Prefeitura estima que situação só se regularize na sexta-feira da semana que vem

Foto: Jonathas Costa / Especial / CP

Bairros de Alvorada, na região Metropolitana, seguiam registrando acúmulo de lixo, nesta quinta-feira, como o Onze de Abril, Maria Regina, Piratini, Americana, Sumaré e Bela Vista. No Centro, próximo à Prefeitura, havia pilhas de sacolas nas calçadas, conforme a reportagem do Correio do Povo.

Em frente ao Colégio Estadual Castro Alves, um dos maiores da cidade, uma montanha de resíduos permanecia acumulada, junto ao portão de entrada. A cena se repete em frente a prédios de Unidades Básicas de Saúde.

Diante da rescisão do contrato entre a Prefeitura e a antiga empresa do serviço, o Executivo municipal contratou outra, por meio de um processo emergencial. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Paulo Barbosa da Silva, a assinatura do contrato ocorreu às 20h30min de sexta-feira passada, mas só nessa quarta a empresa passou a operar com 100% dos funcionários e caminhões.

“No domingo, foi feito o recolhimento do lixo na avenida principal da cidade, em alguns postos de saúde e escolas. Não esperávamos que a antiga empresa parasse com as atividades do dia para a noite. Acreditamos que o recolhimento se regularize a partir da sexta-feira da semana que vem”, estima.

Segundo o secretário, só nessa quarta foram recolhidas 182 toneladas de lixo. “Neste final de semana, a empresa vai atuar com mais quatro caminhões, além da frota normal, para dar uma resposta mais rápida para a comunidade.”