Imposto de Renda: 41% dos contribuintes do RS enviaram declaração

Prazo termina em 30 de abril

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Cerca de 120 mil declarações do Imposto de Renda foram processadas, a partir do Rio Grande do Sul, entre segunda-feira passada e o fim da tarde de hoje. Com isso, o número de contribuintes gaúchos que já acertaram as contas com o Fisco sobe para 869,3 mil – o equivalente a 41,3% do total previsto. A Receita Federal espera 2,1 milhões de declarações até 30 de abril. No País, o total de formulários entregues passa de 12,1 milhões, mas o governo estima receber 30,5 milhões até o fim do mês.

A declaração pode ser feita de três formas: pelo computador, por celular ou tablet ou por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Pelo computador, deve ser usado o Programa Gerador da Declaração – PGD IRPF2019, disponível no site da Receita Federal.

Também é possível fazer a declaração com o uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda. O serviço também está disponível no e-CAC no site da Receita, com o uso de certificado digital, e pode ser feito pelo contribuinte ou um representante com procuração.