“Bolsonaro está do lado do ódio”, reage Rosário sobre apoio do presidente a Danilo Gentili

Justiça de São Paulo condenou humorista a prisão em regime semiaberto

A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) reiterou, nesta quinta-feira, ter considerado acertada a decisão da Justiça de São Paulo que condenou, a seis meses de prisão, em regime semiaberto, o humorista Danilo Gentili pelo crime de injúria praticado contra ela. Em entrevista para o Esfera Pública, da Rádio Guaíba, Rosário criticou, de outro lado, a postura do presidente da República, que publicou hoje uma mensagem de apoio ao humorista.

Questionada sobre a manifestação de Jair Bolsonaro e, ao mesmo tempo, o silêncio do presidente em relação ao assassinato de um músico executado pelo Exército, no Rio de Janeiro, no domingo, a deputada reagiu: “Esses são os valores de Jair Bolsonaro, ou falta de valores… Eu fico impressionada porque, a vida inteira, ele disse que eu defendia bandidos, mas ele é quem defende quem comete crimes. Bolsonaro está sempre do lado errado: o lado do ódio”.

Mais cedo, o presidente escreveu que se solidariza com Gentili ao “exercer seu direito de livre expressão e sua profissão”.

Maria do Rosário reforçou, ainda, que sofreu um ataque gratuito de Gentili. “Eu jamais o ataquei, e quero dizer a vocês que não direi nada sobre ele ou sobre os demais réus. A forma e o que ele fez com a carta, sinceramente, é humilhante”, pontuou, dizendo que preferia não ter uma ação judicial contra o apresentador. Também reforçou que, durante o processo, Gentili teve duas oportunidades de se retratar publicamente, mas se negou.

A parlamentar disse ainda que não comemora a tristeza de quem quer que seja, mas a Justiça feita. “Ingressei judicialmente contra ele porque me senti atingida e a própria Câmara dos Deputados, como instituição, se sentiu atingida, na medida em que tentamos um diálogo, mas não conseguimos. Ele enviou um vídeo muito violento e meu objetivo é apenas retomar as relações respeitosas entre as pessoas porque toda a falta de respeito gera ainda mais violência na sociedade em que vivemos”, considerou.

Nessa quinta, a 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo condenou Danilo Gentili a seis meses e 28 dias de detenção, em regime semiaberto, pelo crime de injúria praticado contra Rosário. A sentença, da juíza federal Maria Isabel do Prado, permite que Gentili possa recorrer, em liberdade, acionando o Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

De acordo com o processo, em 22 de março de 2016, o apresentador gravou e veiculou um vídeo em que ofende a deputada petista. Na decisão, a juíza descartou a afirmação da defesa de Gentili de não houve intenção de ofender a honra de Rosário em uma “alegada peça humorística”.

O processo segue, agora, para a fase de intimação. As partes podem, dentro do prazo, apelar ou não da decisão.

Entenda

Gentili publicou o vídeo em resposta a uma notificação extrajudicial recebida em nome de Maria do Rosário. Ele rasga os documentos e os coloca dentro da cueca. Em seguida, repõe os pedaços de papel no mesmo envelope, vai a uma agência dos Correios e remete a carta de volta.

“Sendo assim, Maria do Rosário, chegando a minha cartinha, abre ela, tira o conteúdo, sinta aquele cheirinho do meu saco”, publicou. No início da postagem, ele ainda marca, com os dedos, a palavra “deputada”, deixando à mostra apenas as duas sílabas do meio.