Em ato de entrega de viaturas e equipamentos para a Polícia, governador saúda redução da criminalidade no RS

Foram entregues 112 viaturas para a Polícia Civil, cinco ambulâncias para a Susepe e 2.253 coletes balísticos para a BM

As viaturas serão encaminhadas para unidades da Polícia Civil em todo o RS. Foto: Divulgação Palácio Piratini

O governo do Estado entregou, na manhã desta segunda-feira, 112 viaturas para a Polícia Civil, cinco ambulâncias para a Susepe e 2.253 coletes balísticos para a Brigada Militar. Com investimentos de R$ 74,4 milhões, a maior parte dos recursos veio através de emendas parlamentes da bancada gaúcha de deputados federais e senadores em Brasília.

No ato de entrega dos equipamentos, o Palácio Piratini estava lotado de parlamentares de diferentes partidos, que indicaram as verbas para a área da segurança pública. No discurso como líder da bancada federal gaúcha em Brasília, o deputado Giovani Cherini (PR) afirmou que os deputados e senadores estão levando a sensação de segurança à população e essa entrega só foi possível graças a ações de cooperação entre os parlamentares.

No discurso, Cherini citou, ainda, a cantora norte-americana Lady Gaga e disse que é preciso a união de todos para superar os problemas do RS.

Redução da criminalidade

No ato de entrega das viaturas e equipamentos, o governador Eduardo Leite agradeceu o apoio dos parlamentares e comemorou a redução da criminalidade no RS. No primeiro trimestre de 2019, o número de registros oficiais de latrocínios, que é roubo seguido de morte, foi o menor em toda a série histórica de indicadores criminais, que teve início em 2002. Foram 16 latrocínios registrados no primeiro trimestre deste ano, que representam uma queda de 23,8% frente aos 21 ocorridos no mesmo período de 2018.

O primeiro trimestre do ano também encerrou com queda em ocorrências de homicídios, que diminuíram 24,2%, com 150 registros a menos do que entre janeiro e março do ano passado. No total de vítimas, houve queda ainda maior, de 25,9%, com 177 menos mortes do que no trimestre inicial do ano anterior.

O único indicador que subiu no primeiro trimestre foi o de roubo a usuários de ônibus, passando de 66 casos no ano passado para 93 em 2019, sendo que mais da metade ocorreram na Capital.