O número de casos autóctones de dengue em Porto Alegre (quando o paciente adoece sem viajar) praticamente dobrou, de 19 para 36, desde a semana passada. Com mais cinco casos importados, a Capital já registra 41 ocorrências da doença, para um total de 102, em todo o Rio Grande do Sul.
Todos os 36 casos autóctones foram confirmados no bairro Santa Rosa de Lima, na zona Norte. Desde que o primeiro paciente adoeceu, foram 16 ações de pulverização contra o mosquito Aedes aegypti a fim de interromper ou diminuir a transmissão viral na região.
Já os cinco pacientes que se infectaram fora da cidade relataram ter viajado para Fernando de Noronha/PE (2), Belém do Pará/PA (1), Betim/MG (1) e Vitória/ES (1).
A Capital também registra um caso importado de infecção por vírus chikungunya, em um paciente que viajou para o Rio de Janeiro. Os casos importados também motivaram aplicações de inseticida, nos bairros São João, Arquipélago, Vila Ipiranga, Santana e Ipanema (dengue) e Higienópolis (chikungunya).
Das 129 notificações de suspeitas de dengue notificadas à Vigilância em Saúde, 31 foram descartadas e 56 permanecem em investigação.