O governador Eduardo Leite anunciou, na tarde desta segunda-feira, Agostinho Meirelles como secretário estadual de Articulação e Apoio aos Municípios. O atual subchefe parlamentar da Casa Civil vai suceder Rodrigo Lorenzoni, que assumiu mandato de deputado na Assembleia, em 27 de março.
O comunicado ocorreu em reunião com a bancada do PTB, partido de Meirelles, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre. “Meirelles é uma pessoa competente e que vai assumir uma pasta recém-criada, portanto, com desafio ainda maior”, destacou o governador.
O anuncio ocorreu um dia antes de o Piratini fazer o balanço dos primeiros 100 dias da gestão de Eduardo Leite. Na manhã desta terça-feira, o governador também divulga as medidas que serão tomadas para a sequência do mandato.
A Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios busca estreitar relações com as prefeituras, articulando ações estratégicas de governo e apoiando no desenvolvimento de obras e projetos, política e tecnicamente.
Desde o início do governo, Leite ainda não teve à disposição todo o secretariado completo. Durante o período, houve atraso para atuação efetiva de secretários, em função do término de mandatos, vacância na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e acúmulo de funções por parte do vice-governador, por exemplo.
Trajetória
Natural de Pelotas, Agostinho Meirelles Martins Neto iniciou a trajetória profissional como delegado regional da Secretaria Estadual do Trabalho. Em 2005, assumiu o cargo de diretor-presidente da Empresa Municipal Terminal Rodoviário de Pelotas (Eterpel). Foi também secretário municipal de Coordenação e Planejamento e, posteriormente, assessor especial dos prefeitos de Pelotas nos períodos de 2009 a 2013 e 2014 a 2017.
Como superintendente Industrial do Sanep (Serviço Autônomo de Abastecimento de Água de Pelotas), coordenou e liderou ações ligadas às áreas de saneamento, lidando, inclusive, com barragens industriais e destinação final de resíduos sólidos do município.
Atuou também na Superintendência Administrativa da autarquia, definindo estratégias e gerenciando os setores de Recursos Humanos, Logística, Financeiro e Comercial.