Lançada neste domingo, a edição 239 da Feira do Peixe de Porto Alegre estima vender 410 toneladas de pescado até a sexta-feira Santa, 19 de abril.
A solenidade ocorreu na Colônia de Pescadores Z-5, na Ilha da Pintada, com a presença da prefeita em exercício, Mônica Leal. Foram mais de 200 quilos de tainha assados na taquara, só hoje.
A estrutura principal, que recebe o público no Largo Glênio Peres a partir do dia 16, vai contar com 54 bancas de pescado, uma de peixe de vivo e quatro de lanches prontos com peixe.
Em simultâneo, ocorrem a 17ª Feira do Peixe da Restinga, na Esplanada da Restinga, e a 8ª Feira do Peixe do Extremo Sul, em Belém Novo, ambas a partir do dia 17.
O presidente da Colônia de Pescadores Z-5, Gilmar da Silva Coelho, lembrou que só a feira montada no Centro gera mais 400 empregos diretos, beneficiando, em 90% dos casos, moradores das Ilhas.
Desde 2017, os eventos ocorrem sem a injeção de verba pública da Prefeitura. Mais de 250 famílias de pescadores se envolvem diretamente na realização das feiras, que receberam juntas 700 mil visitantes, no ano passado.
Entre os peixes mais procurados, destaque para tilápia, merluza, tainha, abrótea, corvina e anchova. Em 2018, foram vendidas 407 toneladas de pescado, o que movimentou cerca de R$ 5,6 milhões.