Campanha de vacinação contra a gripe abre na quarta para três grupos de risco

Na primeira fase serão priorizadas crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas

vacina da gripe
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe abre na próxima quarta-feira, em todo o País. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização teve de ser antecipada, para três grupos de risco, em cerca de 15 dias em relação aos anos anteriores.

Na primeira fase, vão ser priorizadas crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, segundo o ministério, decorre da maior vulnerabilidade desses grupos da população.

A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha pode receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação.

A campanha vai até 31 de maio.

Doença

A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.