Empresa gaúcha é uma das três brasileiras com estande na Feira Industrial de Hannover

Novus, de Canoas, fornece componentes para máquinas para controle de temperatura e pressão

Fundada em 1982, Novus participa da feira há 25 anos | Foto: Novus / Divulgação CP

Uma das principais características da Feira Industrial de Hannover é, sem dúvida, a presença de expositores de todos os cantos do planeta. São 6,5 mil estandes disputados por empresas de mais de 70 países. Desse total, entretanto, um número pouco positivo para o país: apenas três espaços próprios são oriundos do Brasil.

Mas o Rio Grande do Sul pode comemorar. Uma dessas três empresas é a Novus, originária de Porto Alegre e atualmente sediada em Canoas, na região Metropolitana. Com cerca de 200 colaboradores, fornece componentes para máquinas de diferentes segmentos, produzindo tecnologia para controle de temperatura e pressão. Fundada em 1982, a Novus participa da Feira de Hannover há 25 anos.

“Nós percebemos que os europeus, especialmente os alemães, somente dão voto de confiança a alguém após terem garantias de continuidade. Precisamos de muitos anos para nos firmarmos”, salienta Valério Galeazzi, representante da Novus na Europa. Atualmente, a empresa gaúcha exporta para mais de 60 países, inclusive planejando a instalação de um centro de distribuição em solo europeu. Entre os clientes, a Rolex, que usa os controladores de temperatura da Novus para as câmaras de ajuste de pulseiras de relógio.

A comitiva brasileira vem dividindo o tempo entre a maratona nos pavilhões da feira e visitas técnicas a empresas da região. Na terça, o grupo foi até Hamburgo, para uma excursão guiada pela linha de produção da planta alemã da Airbus. Na quarta, foi a vez de conhecer as instalações da Volkswagen em Wolfsburg e, nesta quinta, a parada foi a montadora de máquinas agrícolas Class, em Harsewinkel.

A feira de Hannover fecha ao público nesta sexta-feira. O grupo brasileiro retorna ao país neste sábado, após cinco dias de imersão no universo da indústria 4.0.