CCJ aprova relatório da PEC que extingue plebiscitos para privatizações

Texto foi aprovado por 9 votos a 3 e está apto para ir ao plenário da Assembleia Legislativa, mas deve passar pela Comissão de Serviços Públicos

Sob protestos de servidores, deputados da CCJ aprovaram relatório que extingue plebiscito para privatizações | Foto: Vinícius Reis / AL

Sob protesto e gritos de servidores da CEEE, CRM e Sulgás, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou, em reunião extraordinária, o parecer favorável do deputado Edson Brum (MDB) à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que retira a necessidade de plebiscito para a privatização de empresas estatais. Foram 9 votos favoráveis e 3 contrários.

Segundo Brum, a relatório apresentado foi extremamente técnico e o projeto está de acordo com a Constituição.

A próxima etapa é o encaminhamento da proposta à Comissão de Serviços Públicos e só depois é que a matéria será levada ao Plenário, como explica o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes (PP).

Dentro e fora da sala da Comissão, representantes de entidades e servidores públicos carregavam cartazes e gritavam palavras de ordem pela manutenção da consulta à população. A sessão começou logo depois das 9 horas da manhã com outros assuntos.

Quando o relatório começaria a ser analisado, a deputada Juliana Brizola (PDT) pediu vista. Assim, a sessão foi adiada em duas horas.

Tanto no Plenário, quando na Comissão de Serviços Públicos, o governo tem maioria. A oposição avisou que, além da constitucionalidade, vai questionar o mérito do projeto.

Veja como votaram os deputados na CCJ

Votaram contra o parecer os deputados Pepe Vargas (PT), Luiz Fernando Mainardi (PT) e Juliana Brizola (PDT). Posicionaram-se favoráveis os demais nove membros da comissão, deputados Edson Brum (MDB), Gabriel Souza (MDB), Sérgio Turra (PP), Frederico Antunes (PP), Elizandro Sabino (PTB), Tenente-Coronel Zucco (PSL), Luiz Henrique Viana (PSDB), Elton Weber (PSB) e Fran Somensi (PRB).