Começou oficialmente, nesta segunda-feira, a Feira Industrial de Hannover – a Hannover Messe, na Alemanha. A abertura dos portões ocorreu às 9h e, desde os primeiros minutos, milhares de visitantes de diversos países puderam acompanhar a ‘copa do mundo da tecnologia’. A comitiva brasileira, formada por 30 empresas lideradas pela Fiergs e pelo Sebrae, esteve presente na prospecção de negócios.
Anderson Hanauer, gerente de produção da Tramontina Multi S. A. em Farroupilha, encontrou na Rump uma possibilidade de parceria. A empresa alemã desenvolve sistemas que garantam a segurança na produção de diversos elementos, identificando possíveis defeitos em processos automatizados ou semelhantes. Para Hanauer, que participa da Hannover Messe pela primeira vez, “a possibilidade de prospectar eventuais parceiros é o grande diferencial de eventos como esse”.
Outro ponto de parada da comitiva foi o stand da Damko, uma empresa croata que entrega soluções em automação e mecatrônica. Um robô brincando com um jogo de tabuleiro é o atrativo aos olhos do público, que é convidado a conhecer o processo. De acordo com Vladimir Dam, criador da empresa, o foco é levar soluções para os problemas do cliente, sejam eles grandes ou pequenos: “se eles querem apenas o software, entregamos; se querem a máquina toda, temos parceiros e fazemos também.”
Amanhã, parte da comitiva viaja até Hamburgo para conhecer a fábrica da Airbus, gigante da produção de aviões. Na quarta, a comitiva segue até a planta da Volkswagen, em Wolfsburg.