Governo estuda reduzir impostos de empresas em troca de taxar dividendo

Bolsonaro lembrou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já adotou medida semelhante para estimular a economia

Presidente Jair Bolsonaro. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse hoje, em mensagem publicada no Twitter, que o Ministério da Economia estuda reduzir impostos de empresas para gerar empregos, competitividade interna e no exterior e a redução de preço do que vendem.

Segundo o presidente, a pasta pretende trocar a redução de tributos pela cobrança do Imposto de Renda sobre os dividendos, parcela do lucro distribuída aos sócios acionistas da empresa que paga o benefício.

Atualmente, empresas com lucro de mais de R$ 20 mil por mês contribuem com 25% de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e 9% de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), totalizando 34%.

Em compensação, desde 1995, o Brasil não cobra Imposto de Renda sobre dividendos, na contramão da prática internacional. Bolsonaro lembrou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já reduziu impostos para estimular a economia.