Mensagens espalhadas em grupos de WhatsApp deixaram os pais da Rede Marista de Porto Alegre em alerta na noite desta quarta-feira. No texto, disseminado entre grupos de pais a partir do terceiro ano, são feitas ameaças de ataque à escola. O texto não específica qual das escolas seria o alvo.
Na imagem que circula pelos grupos o autor diz que está “cheio desses macacos do RS, dia 28 irão precensiar (sic) o maior troll no colégio marista em porto alegre (sic). No restante do texto o autor escreve: “alguem (sic) me venderia ou doaria balas para um bem maior, quando irei entrar na minha escola e matarei o maximo (sic) de pessoas possível.” Ele encerra prometendo cometer suicídio.”
O texto acompanha imagens de uma arma, um revólver aparentemente calibre 38.
De acordo com a Polícia Civil o caso está sendo investigado e a imagem é de uma arma que circula na internet desde 2012. De acordo com o delegado da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos, André Anicet, a imagem leva a crer que se trata de uma falsa ameaça. Ainda assim, ele garante que a polícia está investigando o caso e que “será dada toda atenção necessária ao caso.”
Os colégios e unidades sociais da rede Marista publicaram uma nota oficial, onde afirmaram que os órgãos de segurança foram acionados para as medidas cabíveis. As aulas e as demais atividades para esta quinta-feira estão mantidas.
Nota Marista
Tivemos conhecimento de um suposto post em um site da internet mencionando uma escola Marista de Porto Alegre. A informação passou a circular em grupos de WhatsApp na noite do dia 27/3, quarta-feira. Assim que recebemos as informações, prontamente acionamos os órgãos de segurança pública para que tomem as medidas cabíveis. A Brigada Militar já está comprometida em reforçar a segurança nas escolas Maristas nesta quinta-feira. O procedimento tem como pressuposto o cuidado absoluto com a segurança da comunidade escolar. Demais medidas estão sendo adotadas pontualmente pelas gestões dos colégios, de acordo com as peculiaridades de cada local. As aulas e atividades de amanhã serão mantidas. Assim que novas informações forem apuradas, a comunidade escolar será informada.