A Brigada Militar divulgou, nesta quinta-feira, o resultado da campanha solidária Cabelos de Aço, lançada no último dia 8, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Até o momento, foram arrecadadas 357 mechas de cabelo. Com o material, entidades que atendem pessoas em tratamento de quimioterapia contra o câncer, como a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), Instituto da Mama (Imama) e Instituto do Câncer Infantil, podem confeccionar perucas, auxiliando pacientes a recuperarem a auto-estima. A entrega ocorreu no salão nobre do Quartel General da Brigada Militar.
A iniciativa mobilizou as policiais militares femininas dos 16 Comandos de Policiamento Ostensivo (CRPOs) atuantes no Rio Grande do Sul e familiares. Mulheres civis também se solidarizaram com a causa e voluntariamente também doaram.
Para possibilitar a ação, estabelecimentos e profissionais ligados à área da beleza dos cabelos se juntaram à Brigada Militar oferecendo às voluntárias cortes sem custo.
Foi a primeira etapa de uma campanha mais ampla que vai se estender por todo o ano de 2019. As demais entregas às entidades parceiras ocorrerão em datas a serem agendadas, na capital e no interior. A próxima etapa da campanha solidária, em abril, envolve a doação de sangue.
Como doar o cabelo
– Todos os tipos de cabelo podem ser doados, lisos, ondulados, cacheados, crespos e mesmo os que já foram tingidos ou que possuam outros tipos de química;
– Mesmo que o cabelo esteja danificado ele pode ser doado, sendo possível recuperá-lo para que também seja utilizado na confecção de perucas.
– Antes de doar o cabelo, lave-o e deixe secar naturalmente;
– É necessário o tamanho mínimo de dez centímetros para doação mas, se for repicado, o mínimo é de 15 centímetros.