Municipários de Porto Alegre entram em greve hoje

Decisão foi tomada em protesto pela votação, na Câmara Municipal, do projeto de lei do Executivo que muda itens do plano de carreira dos servidores

Foto: Fabiano do Amaral

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) entrou em greve nesta segunda-feira. A decisão foi tomada em protesto pela votação, na Câmara Municipal, do projeto de lei do Executivo que muda itens do plano de carreira dos servidores.

Em nota oficial, a Prefeitura reafirmou que “considera a nova greve como ilegítima” e que o Projeto de Lei Complementar do Executivo (PLCE 02/2019), “seguiu todos os trâmites legais para ir à votação”.

Projeto do Executivo

O projeto enviado à Câmara acaba com a progressividade do percentual dos regimes, altera os avanços de 5% a cada três anos para 3% a cada cinco anos e ainda extingue o adicional por tempo de serviço, além de alterar as Funções Gratificadas (FGs). O Executivo sustenta que a proposta reduz aumentos automáticos, sem mudar o regime de trabalho e que alterações como estas já foram feitas em nível estadual e federal.