Desembargador manda soltar Michel Temer e Moreira Franco

Desembargador federal Ivan Athié, do TRF2, concedeu habeas corpus nesta segunda-feira, dois dias antes do previsto

Foto: Alan Santos / PR / CP

O desembargador federal Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), determinou hoje a soltura do ex-presidente Michel Temer, do ex-ministro Moreira Franco (ambos filiados ao MDB) e de mais cinco presos em operação deflagrada na última quinta-feira pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal.

O pedido de liberdade tinha previsão de ser discutido na pauta de julgamento do TRF2 na próxima quarta-feira mas, segundo a assessoria de imprensa do tribunal, acabou retirado de pauta.

Temer e Moreira Franco foram presos pela Lava Jato do Rio de Janeiro na manhã da quinta-feira passada. O ex-presidente e mais nove pessoas foram alvos da operação Radioatividade, que é um desdobramento da Lava Jato.

As investigações apontaram que Temer é líder de uma organização que recebeu propina na construção da usina nuclear de Angra 3. De acordo com os procuradores, as irregularidades configuraram crimes de cartel, corrupção ativa e passiva, lavagem de capitais e fraude a licitação.

Perto das 16h, o MDB lançou uma nota comentando a decisão do desembargador. Veja a íntegra:

O MDB entende que a decisão de hoje do desembargador Antonio Ivan Athié, do TRF 2 Regiao, reconstituiu a ordem, reconheceu a arbitrariedade e violação dos procedimentos tomados e restabeleceu as garantias constitucionais ao ex-presidente Michel Temer e ao ex-ministro Moreira Franco. O partido espera que, a partir de agora, o curso das investigações se dê dentro da legalidade, com direito a defesa, até que a verdade seja restabelecida.