Doleiro é encontrado morto em Porto Alegre

Antônio Claudio Albernaz morreu em casa, na zona Sul

Antônio Claudio Albernaz Cordeiro, conhecido como Tonico, teve o corpo encontrado dentro da casa em que vivia, no início da tarde deste domingo, no bairro Vila Conceição, na zona Sul de Porto Alegre. O advogado dele, Antônio Tovo, confirmou o falecimento, mas disse não poder detalhar as circunstâncias.

De acordo com a Brigada Militar, trata-se de suicídio. Uma funcionária da residência encontrou o corpo e acionou a BM através do 190, perto das 13h30min. A Polícia Civil, conforme o delegado plantonista Cassiano Cabral, vai abrir um inquérito para confirmar a linha de investigação.

“Serão ouvidos familiares, vamos esperar o laudo pericial, realizaremos oitivas, além da análise de dados de telefone celular, para confirmar o que foi preliminarmente levantado no local. Tudo leva a crer que foi suicídio”, destacou. Segundo Cabral, a investigação vai ser realizada pelo titular 4ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (4ªDPHPP), Rodrigo Pohlmann Garcia.

Cordeiro chegou a ser preso em março de 2016 na 26ª fase da Operação Lava Jato, denominada Xepa. Na época, a Polícia Federal informou que havia suspeitas de que Cordeiro tenha sido dos operadores do esquema de corrupção da Petrobras. Ele sempre negou as acusações. Em maio de 2018, voltou a ser preso, com outros três irmãos, em mais um desdobramento da Operação Lava Jato, intitulada ‘Câmbio, Desligo’.

Após a prisão do ano passado, Cordeiro foi solto por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Desde então, passou a cumprir medidas cautelares diversas da prisão, como proibição de deixar o país e de manter contato com outros investigados no processo.