Bolsonaro: responsabilidade da reforma está com o Parlamento

Segundo o presidente, mudança na previdência é uma questão de Estado, e não de governo

Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje que a responsabilidade sobre a proposta de reforma da Previdência, que aguarda o início da tramitação em uma comissão da Câmara dos Deputados, está com o Parlamento. Ele ressaltou que confia na maioria dos parlamentares e que o tema é assunto de Estado, e não de governo. “É uma questão no Brasil de nós não enfrentarmos situações que outros países enfrentaram como, por exemplo, alguns da Europa”, disse.

Bolsonaro se manifestou no último dia de visita a Santiago (Chile), após firmar com o presidente do Chile, Sebastián Piñera, um acordo de parceria nas áreas econômica e comercial.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara, Felipe Francischini (PSL-PR), afirmou ontem que aguarda para indicar o relator da reforma da Previdência na comissão. O colegiado vai analisar se a reforma proposta está em conformidade com a Constituição.

Em seguida, o texto vai para discussão em comissão especial e, se aprovado, pode aí ser votado em plenário. Para ser aprovada, a medida precisa de apoio de dois terços dos deputados por se tratar de Proposta de Emenda à Constituição (PEC). A medida precisa ser aprovada por 308 parlamentares, em dois turnos de votação, para seguir para o Senado.

Bolsonaro reiterou que a aprovação da reforma da Previdência é o “único caminho” para alavancar o Brasil e colocá-lo em lugar de destaque.

“Temos que fazer o dever de casa no Brasil. Temos preocupação sim com as discussões que ocorrem por ocasião da reforma da Previdência. Nós queremos aprová-la e entendemos que é o único caminho que temos para alavancar o Brasil, com outros países da América do Sul, para o local de destaque que nós merecemos estar”, disse.