Hospital Centenário abre sindicância após confirmação de morte por meningite meningocócica

Criança de 2 anos foi atendida na instituição na semana passada

A menina foi atendida na Emergência do hospital | Foto: Stephany Sander / CP Memória

A direção da Fundação Hospital Centenário, em São Leopoldo, instaurou um sindicância administrativa investigativa para apurar responsabilidades a respeito do atendimento de uma menina de 2 anos que morreu na semana passada, após dar entrada na Emergência da instituição. Foi confirmado que a paciente tinha meningite meningocócica. Inicialmente, os exames foram inconclusivos, por isso, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-RS) enviou uma amostra de plasma da criança para análise no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. O resultado emitido na quinta-feira foi positivo.

A Secretaria de Saúde de São Leopoldo, como medida preventiva, já havia administrado medicação (quimioprofilaxia) aos profissionais de saúde da instituição, além de familiares da menina e alunos e trabalhadores da escola de educação infantil que ela frequentava. Segundo a pasta, nenhum outro caso de meningite associado a este foi registrado no município, portanto não se configura surto da doença.

A prefeitura está formatando material explicativo para informar sobre os tipos de meningite, seus sintomas e o que é possível fazer para prevenir o contágio. Uma cópia do prontuário médico da menina, bem como os documentos da sindicância administrativa investigativa, estão sendo enviados para o Ministério Público Estadual.