Estudantes organizam ato após ameaça de ataque na UFRGS

O assunto veio à tona, depois que mensagens compartilhadas mostravam que a intenção do grupo era "exterminar mulheres de (curso de ciências) exatas e negros"

Foto: Samuel Maciel / CP Memória

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), organizou para a próxima quarta-feira um ato “Contra o ódio e pela cultura de paz”, após uma suposta ameaça de ataque ao Campus do Vale da instituição. O assunto veio à tona, depois que mensagens compartilhadas mostravam que a intenção do grupo era “exterminar mulheres de (curso de ciências) exatas e negros”.

O evento, que foi criado no Facebook já conta com quase 300 pessoas confirmadas. Conforme a descrição, a intenção do grupo é cobrar da Universidade medidas após as ameaças sofridas, e apresentar as reivindicações estudantis.

O DCE diz ainda que o Brasil vive uma “ascensão da disseminação do ódio, da intolerância e da agressão e violência às parcelas excluídas, exploradas ou minoritárias da sociedade (…) e que a última eleição presidencial demarcou a utilização desse ódio também como prática política”.

Além do ato que está marcando para a semana que vem, o Diretório convoca outras Representações Estudantis para reuniões que tratarão sobre a segurança nas Universidades.