Assembleia: Mourão recebe medalha do Mérito Farroupilha no 2° semestre

Deputado proponente, o tenente-coronel Zucco disse hoje, que apoio a Eduardo Leite, no RS, não tira independência do PSL no Parlamento

Tenente-Coronel Zucco (PSL) e Mourão. Foto: Fábio Pilger/Divulgação

O deputado estadual Tenente-Coronel Zucco (PSL) confirmou que a Medalha do Mérito Farroupilha vai ser entregue ao vice-presidente da República, Hamilton Mourão, apenas no segundo semestre do ano. Na semana passada, a Mesa Diretora da Assembleia avalizou a homenagem. Como justificativa para conceder a maior honraria do Parlamento gaúcho a Mourão, Zucco destacou o trabalho realizado pelo general no Exército e a ligação dele com o Rio Grande do Sul, estado de nascença do vice-presidente.

“Eu já fiz o convite e ele aceitou. Agora, temos que ver a agenda dele, mas a minha intenção é de que seja no segundo semestre, porque ele já veio ao Estado para prestigiar este evento que fiz na Fiergs”, ressalta, citando um painel sobre segurança pública, realizado na tarde de hoje.

Em 11 de março, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) recebe a mesma distinção na Assembleia, proposta pelo deputado Ruy Irigaray, do mesmo partido.

Reconhecido, hoje, como peça-chave para auxiliar no diálogo entre o Planalto e o Piratini, Zucco, deputado mais votado no Rio Grande do Sul, também destacou a agenda cumprida por Mourão nesta sexta-feira em Porto Alegre. Pela manhã, o presidente em exercício esteve reunido com o governador Eduardo Leite (PSDB) e, à tarde, palestrou na Fiergs.

Zucco ainda deixou claro que, mesmo com o embarque do PSL no governo de Eduardo Leite, a postura da sigla segue sendo a de independência no Parlamento gaúcho. “Eu não estou muito preocupado com essa situação… se é oposição eu situação. Eu me considero independente”, disse. Na próxima semana, Irigaray (PSL) vai ser anunciado como futuro secretário de Desenvolvimento Econômico.

Já sobre a possibilidade de ser alçado como candidato do partido para disputar a Prefeitura de Porto Alegre, o tenente-coronel reafirmou que a intenção, no momento, é cumprir primeiro mandato na Assembleia.