Após determinação do STJ, João de Deus é transferido para hospital

Médium deve ficar internado durante o período de quatro semanas, sob escolta policial, ou monitoramento por tornozeleira eletrônica

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) de Goiás já iniciou o processo de transferência do médium João de Deus para o Instituto de Neurologia de Goiânia. A transferência se dá após determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgada ontem.

De acordo com a decisão do ministro Nefi Cordeiro, o médium deve ficar internado durante o período de quatro semanas, sob escolta policial, ou monitoramento por tornozeleira eletrônica. Em nota, o DGAP confirmou o cumprimento da determinação, inclusive com a vigilância a João de Deus.

A decisão do ministro do STJ considerou o argumento da defesa do médium. Os advogados alegaram que João de Deus sofre de problemas de pressão arterial e trata um “aneurisma da aorta abdominal com dissecção e alto risco de ruptura”. Na decisão, Nefi Cordeiro entendeu que todo preso deve ter garantidas a dignidade e a saúde.

João de Deus segue preso desde 16 de dezembro do ano passado, sob a acusação de violação sexual mediante fraude e de estupro de vulnerável, crimes supostamente praticados contra centenas de mulheres na instituição em que atendia pessoas em busca de tratamento espiritual, em Abadiânia, Goiás.