Porto Alegre passa a contar com quarto posto atendendo até as 22h

Mais de 13 mil pessoas podem ser beneficiadas em unidade da zona Norte

Foto: Jefferson Bernardes/PMPA

Porto Alegre passou a contar, nesta quinta-feira, com mais uma Unidade de Saúde com horário estendido até as 22h. É a Unidade Ramos, localizada no bairro Rubem Berta, zona Norte da Capital. Essa é a quarta com expediente ampliado até a noite. As unidades São Carlos, Modelo e Tristeza foram as primeiras a implementar o serviço.

Desde março de 2017, foram realizados mais de 82 mil atendimentos noturnos, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde. “Em cada posto, a média de atendimento das 18h às 22h é de 3 mil pessoas por mês. Ou seja, é uma ideia que deu certo”, avaliou o prefeito Nelson Marchezan Júnior. “E o melhor, 80% dos casos atendidos são resolvidos na hora pelos médicos de família no próprio posto de saúde, desafogando os hospitais”, destacou.

Mais de 13 mil pessoas podem ser beneficiadas na unidade da zona Norte, que passou por obras para se adaptar ao atendimento diferenciado. Durante a reforma, as consultas foram realizadas pela Unidade Móvel de Saúde e outras Unidades da região.

Além do horário estendido, a Unidade segue sendo referência na região entre as 8h e 18h e vai oferecer coleta de exames e aplicação de vacinas, além de consultas odontológicas (a partir de abril).

Entre 18h e 22h, os pacientes que forem até o posto serão atendidos por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento. Quando houver necessidade de encaminhamento, o procedimento deve ser feito na hora. O paciente sai com um ticket, com o número do cartão SUS e já pode consultar o andamento da requisição no site da Prefeitura.

A entrega da US Ramos abriu a programação da Semana dos 247 anos de Porto Alegre.