Municipários da Capital decidem antecipar início da greve para segunda-feira

Motivo é a tramitação do projeto de lei, enviado pelo Executivo, que muda plano de carreira

Foto: Guilherme Testa / CP Memória

Em assembleia geral realizada nesta quinta-feira, servidores municipais vinculados ao Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) decidiram entrar em greve a partir das 7h da próxima segunda-feira, um dia antes do definido anteriormente, em assembleia na segunda-feira passada. O motivo é a tramitação do projeto de lei, enviado pelo Executivo, que muda itens do plano de carreira dos servidores.

Para terça-feira, o Simpa prevê uma manifestação em frente ao Paço Municipal. Os servidores devem levar um bolo em comemoração ao aniversário da cidade e, no mesmo dia, a direção do sindicato volta a se reunir, às 17h, para tratar os rumos da paralisação.

Projeto contestado

O projeto enviado à Câmara acaba com a progressividade do percentual dos regimes, altera os avanços de 5% a cada três anos para 3% a cada cinco anos e ainda extingue o adicional por tempo de serviço, além de alterar Funções Gratificadas (FGs) e o respectivo benefício.

O Executivo sustenta que a proposta restringe aumentos automáticos sem mudar o regime de trabalho, e que alterações similares já foram feitas em níveis estadual e federal.

Audiência pública

O Simpa também reiterou o convite para que os servidores participem de audiência pública sobre o projeto de lei, marcada para as 19h de hoje, no plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal.