Defesas de Temer e Moreira Franco reagem a prisões com inconformidade

Ex-presidente e ex-ministro foram presos em cumprimento de determinação do juiz federal Marcelo Bretas

Foto: Reprodução / RecordTV / CP

O advogado Eduardo Carnelós, que defende Michel Temer, afirmou que a prisão do ex-presidente “é uma barbaridade”. O partido do ex-presidente – MDB -, por meio de nota, “lamenta a postura açodada da Justiça à revelia do andamento de um inquérito em que foi demonstrado que não há irregularidade por parte do ex-presidente da República, Michel Temer e do ex-ministro Moreira Franco. O MDB espera que a Justiça restabeleça as liberdades individuais, a presunção de inocência, o direito ao contraditório e o direito de defesa”.

Os advogados do ex-governador do Rio e ex-ministro Wellington Moreira Franco afirmaram, em nota, que “causa estranheza” o decreto de prisão contra ele “vir de juiz de direito cuja competência não se encontra ainda firmada, em procedimento desconhecido até aqui”. O escritório Moraes Pitombo Advogados manifestou “inconformidade” com o decreto de prisão cautelar do ex-ministro. “Afinal, ele (Moreira Franco) encontra-se em lugar sabido, manifestou estar à disposição nas investigações em curso, prestou depoimentos e se defendeu por escrito quando necessário”.

Moreira Franco e Michel Temer foram presos em cumprimento de determinação do juiz federal Marcelo Bretas. Ambos foram detidos pela força-tarefa da Operação Lava Jato. Na investigação, são apurados crimes de corrupção, peculato e lavagem de dinheiro, em razão de possíveis pagamentos ilícitos feitos por determinação do empresário José Antunes Sobrinho, da empresa de engenharia Engevix, para o grupo criminoso, supostamente liderado por Michel Temer, bem como de possíveis desvios de recursos da Eletronuclear para empresas indicadas pelo referido grupo.