Segurança Pública faz ações de proteção preventiva da mulher

Iniciativa envolveu Porto Alegre e outros 34 municípios da Região Metropolitana

Ações de prevenção e repressão foram deflagradas em 34 cidades da região Metropolitana | Foto: Guilherme Testa

Foi desencadeada, no início da manhã desta quarta-feira, a 3ª Operação Integrada Metropolitana em Porto Alegre e 34 municípios da Região Metropolitana. A iniciativa envolveu diversos órgãos da Segurança Pública, envolvendo quase mil agentes e 375 viaturas da Polícia Civil, Brigada Militar, Instituto-Geral de Perícia (IGP) e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), além do apoio das guardas municipais e outros departamentos.

A concentração ocorreu em frente ao Palácio da Polícia, em Porto Alegre. A partir desse local, as equipes saíram para diferentes localidades. A ação teve como base as chamadas feitas pelo Disque-Denúncia 181, que permitiu a identificação dos casos de maior urgência. As Patrulhas Maria da Penha fizeram visitas de acompanhamento de vítimas. Já as equipes das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs) da Polícia Civil também atuaram no sentido de eventuais prisões.

Segundo a delegada Tatiana Bastos, da DEAM, esse tipo de ação integrada é uma maneira de mostrar a força dos órgãos de segurança, mas de dar visibilidade a temática da violência contra a mulher. O secretário-adjunto da Segurança Pública, coronel Marcelo Frota, ressaltou que essa iniciativa fortalece a rede de atenção à mulher, dentro do projeto de segurança no âmbito estadual. “Amplia ainda a informação para que as gaúchas saibam que há essa rede de acolhimento”, destacou.