Smed mantém intervenção na escola Grande Oriente

começo das aulas para os 1.061 alunos da escola será nesta quinta-feira

Escola Municipal Grande Oriente

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Grande Oriente do RS, no bairro Rubem Berta, zona Norte de Porto Alegre, continuará sob intervenção da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Após visita nesta segunda-feira para avaliação das condições da escola para o início do ano letivo de 2019, o secretário Adriano Naves de Brito anunciou a continuidade da medida. O principal objetivo é aguardar a conclusão do inquérito que apura supostas irregularidades na condução da instituição de ensino.

O começo das aulas para os 1.061 alunos da escola será nesta quinta-feira (21) – o atraso se deve à conclusão tardia do ano letivo de 2018, afetado por paralisações de professores.  “Com o início das aulas, esperamos que a escola retome uma rotina de normalidade”, disse o secretário Adriano Naves de Brito.

A intervenção na unidade teve início em 14 de janeiro, após a constatação de irregularidades, para garantir os 200 dias e 800 horas letivas do ano de 2018, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). A diretoria foi afastada, e a comissão de intervenção da Smed assumiu a escola. Entre os problemas encontrados, estavam chamadas completas até o final de janeiro e alunos ausentes da sala de aula aparecendo como presentes na lista de chamada. Ainda, os estudantes estavam recebendo as notas finais no dia 11 de janeiro, quando as aulas só terminariam em 14 de fevereiro.

A iniciativa foi prorrogada novamente em 14 de fevereiro, por 33 dias, completados nesta segunda, 18, devido à necessidade de manter a escola em funcionamento durante as férias escolares e para prosseguir na apuração dos fatos que levaram à interdição, além de preparar o início do ano letivo de 2019.

Desde o início da intervenção, a comissão organizou documentos e promoveu melhorias no espaço da escola, como limpeza e pintura de áreas externas. Uma equipe do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizou capina e recolheu entulho. Uma assembleia realizada no dia 17 de janeiro discutiu o calendário do ano letivo de 2019, com a participação de 80 pais ou responsáveis, 15 professores, cinco alunos e quatro funcionários.