RS registra queda nos crimes contra a vida em fevereiro

Porto Alegre tem destaque no relatório de indicadores de violência divulgado nesta terça-feira pela SSP

Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

A cidade de Porto Alegre tem destaque no relatório de indicadores de violência divulgado nesta terça-feira pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). A redução mais expressiva foi no número de vítimas na capital, com 61,7%, representando 37 óbitos a menos do que no mesmo período do ano anterior. Em todo o RS, o número de mortes por homicídio doloso também caiu. A retração foi de 32%, contabilizando 66 vítimas a menos em relação a fevereiro de 2018.

Quanto ao número de ocorrências, na mesma comparação, os crimes de homicídio caíram 28,5% no estado. Outro índice que se destaca é o de latrocínios, com queda de 20% no estado no mês passado em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado do bimestre, a queda no RS ficou em 15,4%. Em Porto Alegre, não foi registrado nenhum latrocínio nos dois primeiros meses de 2019. No ano passado, haviam acontecido dois casos.

Houve ainda encolhimento nos casos de roubo relacionados ao transporte coletivo. Na soma das ocorrências envolvendo usuários e profissionais que trabalham em ônibus e lotações, a queda na comparação dos primeiros bimestres chegou a 31,8% no estado e a 28,1%, em Porto Alegre.

Entre os indicadores que registraram alta, o de roubos a banco. No estado, os casos que eram oito, entre janeiro e fevereiro do ano passado, passaram para 12, em 2019. De outro lado, o número de furtos a instituições financeiras caiu de 21 para 12. Em Porto Alegre, os casos envolvendo bancos, tanto de furtos quanto de roubo, passaram de 2 para 4 na comparação dos primeiros bimestres deste ano e do anterior.

Os indicadores de criminalidade são publicados mensalmente pela SSP e estão disponíveis no site da secretaria.