Mesa Diretora reforça aval para Assembleia homenagear Eduardo Bolsonaro

Deputado federal do PSL vai receber a medalha do Mérito Farroupilha, maior distinção do Parlamento gaúcho

Deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agencia Brasil

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa negou, nesta terça-feira, recurso apresentado pela deputada estadual Luciana Genro (PSol) e autorizou Ruy Irigaray (PSL) a homenagear o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) com a entrega da medalha do Mérito Farroupilha, maior distinção do Parlamento gaúcho.

Luciana Genro pretendia aprofundar o debate ao alegar que a honraria deveria ser votada pelo plenário da Assembleia e não apenas pelos integrantes da Mesa Diretora, como determina o regimento interno. Para a deputada, o caso é excepcional, pois Eduardo Bolsonaro defende posições antidemocráticas.

Porém, o autor da proposta, Irigaray destacou que o parlamentar atua em diferentes frentes em prol do Estado como em áreas do agronegócio, direito à defesa e ao desenvolvimento, por exemplo. “A manobra política da colega deputada foi, além de eleitoreira, sem base legal (…) Eduardo Bolsonaro receberá, sim, a Medalha Mérito Farroupilha”, frisou.

A medalha do Mérito Farroupilha é a mais alta homenagem do Parlamento concedida a quem fez contribuições na sociedade. Como Luciana Genro não faz parte da Mesa, ela não pôde votar sobre a concessão da medalha. Cada parlamentar pode indicar apenas uma pessoa ou entidade, por mandato, para receber a distinção máxima da Assembleia Legislativa.

Além do filho de Jair Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) também receberá a homenagem, que foi proposta pelo deputado estadual Tenente-Coronel Zucco (PSL). General da reserva, Mourão é natural de Porto Alegre.